Pesquisas - Livros em Geral




Pagina em Construção






Uma pequena biografia vindo da minha biblioteca pessoal:


 TEATRO DE ANÔNIMOS:

SENTIDOS DE UMA EXPERIÊNCIA


Autores:  Ieda Magri e  João Carlos
   Volta que o mundo deu volta que o mundo dá', essa expressão da capoeira nosdá um bom retrato do que vamos encontrar nas páginas que se seguem. Uma trajetória que, como um caleidoscópio, vai se engendrando e construindo formas, sentidos, significados, signos e sensações que só fomos compreender no ato de existir, na vivência ou mesmo depois de produzir o presente.
Editora: AEROPLANO

 

O Circo No Risco Da Arte

Autor: Emmanuel Wallon (Org.)   Durante mais de dois séculos, o circo inventou suas relações próprias com o corpo, a palavra, o objeto e o espaço sem deixar de manter sedutoras relações com outras disciplinas. Provenientes de escolas, as companhias de hoje desestruturam as categorias e as hierarquias tradicionais, concebendo obras nas quais a proeza não está mais em primeiro plano. A gente do circo contesta a noção de gênero menor inserindo-se com isso nas noções usufruídas pelas artes cultas? Os autores deste livro exploram um universo em que a noção de risco artístico recobre todas as direções.


A Personagem Palhaço

Autor: Andreia Aparecida Pantano
Editora:UNESP

O objetivo deste livro é analisar a criação da personagem palhaço bem como sua forma de interpretar e encenar. Durante a análise deste processo de criação a autora procurara entrever as formas da subjetividade e da liberdade, para o processo criativo. O objeto da análise será o palhaço de circos pequenos, uma vez que nestes circos ele é a personagem central do espetáculo. No entanto, não se excluem entrevistas com palhaços que atuam em circos grandes. No primeiro capítulo, 'O circo e sua história', é feita uma síntese da história e origem do circo. Também neste capítulo, procura-se não só contar a história desta arte como também entender o significado que a arte circense teve ao longo do tempo. E, por último, são abordadas as diferenças e semelhanças entre o circo e o teatro. 'Ser palhaço' é o segundo capítulo, em que procura-se indagar sobre o que é ser um palhaço, revelando, entre outras coisas, os dissabores dessa profissão. Aqui, investiga-se a origem do Clown Branco e do Augusto, demonstrando assim as diferenças que compõem essas duas personagens. No terceiro capítulo, discute-se a criação da personagem palhaço, de como esta é concebida e quais são os elementos participantes deste processo de criação


"O Circo no Brasil"

Este livro faz parte da coleção "História Visual", editada pela FUNARTE. Este é o mais completo livro editado no país sobre o assunto. Escrito pelo romancista Antônio Torres com auxílio da pesquisadora Alice Viveiro de Castro,Traz todo o acervo de imagens (fotos e cartazes) da FUNARTE.
  



Palhaços

Autor:Mário Fernando Bolognesi
Editora: Unesp
 
Resultado de uma pesquisa bibliográfica e empírica, com viagens por grande parte do Brasil, este livro não só preenche uma lacuna acadêmica sobre a história do circo e a atividade dos palhaços brasileiros, como também - e principalmente - nos faz voltar um pouquinho à infância, pois estuda a arte do palhaço tal como ela é no circo nacional, tomando como base a dramaturgia, a interpretação e a encenação. O livro realiza ainda uma recuperação bibliográfica de parte da história do circo moderno, com uma investigação das origens dos palhaços, suas influências e aproximações com o teatro. Nesse sentido, inclui a reprodução escrita de toda uma tradição oral de esquetes e entradas, fornecendo um material inédito para pesquisadores e artistas.



 

O Elogio Da Bobagem

Autor: Alice viveiros de Castro
Se a alegria faz parte do brasileiro, o circo e sua magia fazem parte da alegria. E alguém imaginaria um circo sem palhaço? O palhaço brasileiro vem de raízes diferentes e se expressa com linguagem absolutamente pessoal nas diversas regiões do país. Há desde o animador das pastorinhas ao Catirina do bumba-meu-boi, chegando aos palhaços de circo que fizeram escola e a alegria de gerações. Este livro aborda também outro aspecto deixado de lado quando se fala em palhaço - sua função social, direta e sem disfarce. São os 'Doutores da alegria' nos hospitais, os 'Palhaços sem fronteiras' nas zonas de conflito armado. Este livro traz os seguintes temas - Palhaços sagrados e profanos; O cômico na Idade Média e no Renascimento; O clown e o palhaço de circo; E no Brasil?; Um jeito brasileiro de ser palhaço; Palhaços de folias e folguedos; Grandes palhaços do Brasil; A festa continua!; A ética do riso.


O Livro Do Palhaço
Autor: Cláudio Thebas Ilustrador Marcelo Cipis


Nesta obra, Cláudio Thebas intercala sua trajetória como palhaço - vocação que descobriu pouco antes dos trinta anos - com a história da profissão. Desde as origens na China e no Egito até as aparições no cinema, Thebas apresenta as anedotas, os personagens mais famosos e as curiosidades do mundo dos palhaços. Por meio de entrevistas - como Picolino, o Carequinha e o filho do Arrelia - e depoimentos, o autor narra a trajetória dos palhaços no Brasil e ainda descreve o treinamento necessário para quem deseja um dia calçar sapatos enormes e fazer o público morrer de rir.






Arrelia Uma Autobiografia


Sinopse: Conhecido como o famoso palhaço Arrelia, nasceu na passagem de ano de 1905, em Jaguariaíva, estado do Paraná. Tornou-se personagem marcante na cultura brasileira. Nesta autobiografia, Arrelia nos conta a sua história de amor e dedicação à arte circense.

Autor: Waldemar Seyssel, o "Arrelia"
Editora: Editora Altana
Ano: 1997
Edição: 1ª Edição
162 páginas